15/08/2016

Dicas pra decorar salas pequenas gastando pouco

Quem tem casa ou apartamento pequeno sabe como é difícil decorar qualquer ambiente. E se o orçamento estiver curto então, essa missão acaba sendo mais difícil ainda. Mas, com criatividade e um pouco de paciência, é possível deixar sua casa linda e cheia de charme.
Hoje vou dar algumas dicas pra quem está pensando em se aventurar em uma decoração da sala, mas está com pouca grana e sem inspirações.
O primeiro passo pra não errar na hora de decorar o seu lar é saber escolher os móveis e utensílios, isso vai ajudar a deixar o ambiente bonito, sem perder o conforto e a praticidade.

1 - Escolha do sofá
Quando as medidas da sala é pequena, o ideal é optar por um sofá de cor clara e linhas retas, mas se você faz questão do conforto pode escolher um estofado com acento extensível e encosto reclinável. Não se esqueça, antes de comprar o sofá, é importante medir a parede onde ele ficará, e verificar se passará pela porta de entrada, isso vai evitar surpresas quando ele for entregue.



2 - Painel pra TV
Se você faz questão de um painel para a TV, mas o preço está fora do seu orçamento, uma boa saída é usar papel de parede ou tecido, que sai bem mais em conta. Uma dica bacana é usar papel que imita madeira ou pedras, você pode fazer faixas ou listras como se fosse um painel.



 


3- Puff no lugar da mesa de centro
Uma boa saída pra quem tem pouco espaço é substituir a mesa de centro por um puff. Além de servir como apoio para bandeja, também ajuda a descansar os pés. Ele pode ser colocado na canto da sala e utilizado apenas quando necessário. Além disso, os puffs são bem mais baratos que as poltronas.
 


4 - Nichos, prateleiras, racks e estantes
Os nichos e prateleiras também ajudam a economizar espaço. Se você tem muitos itens de decoração e quer deixá-los expostos essa é uma ótima solução.
Os racks e estantes são móveis essenciais e muito úteis em uma sala. No caso de ambientes pequenos o ideal é fazer os planejados, eles otimizam o espaço e deixam o ambiente moderno e funcional. Com uma boa pesquisa é possível encontrar preços bem em conta.
 Outra dica são os móveis vendidos em lojas de departamento, sabendo escolher você vai encontrar produtos com bons preços e de ótima qualidade.

 

5 - Almofadas
Esse é um item que pode ser usado sem moderação, o colorido e as estampas estão liberados.



6 - Cortinas
Optar por uma persiana ou uma cortina de cor clara e tecido leve também são importantes para não pesar no ambiente pequeno.


7- Poltronas e cadeiras
Uma bela de uma cadeira ou uma poltrona vai deixar o ambiente mais sofisticado. Se você optou por um sofá de cor clara pode ousar na cor da poltrona. As cores turquesa e o berinjela estão bastante em alta e vai dar um charme na sua decoração.



8 - Tapetes
 Esse item também é importante que seja de cor neutra. Se optar por estampas, que seja retas. Os geométricos estão super em alta.

 


Onde Encontrar:

1 - Almofadas Etna 
2 - Cortina Havan
3 - Papel de Parede
4 - Puff Oppa
5 - Poltrona Lojas KD
6 - Tapete Oppa
7 - Sofá Etna
8 - Poltrona Oppa
9 - Prateleira Colombo
10 - Rack Submarino
11 - Rack Mobly

Então é isso, gente! Essas são apenas algumas dicas pra quem está começando a decorar a casa e não tem muita experiência no assunto. No entanto, é importante deixar claro que decoração é uma questão de gosto e a sua casa precisa refletir o que você é, ou seja, ter o estilo próprio do morador. Se você gosta de ambiente claros e clean, ótimo, mas se você gosta de muito colorido, ótimo também. Seguir regras nem sempre é o melhor caminho quando se fala da decoração do nosso lar. 
Lembrando que não sou nenhuma profissional da área, apenas gosto de trocar ideias e essas são algumas dicas que aprendi ao longo da minha experiência com a decoração da minha casa.

Imagens: Pinterest


Beijinhos e até a próxima!!

Acompanhe a Casinha da Nane também nas redes sociais:

9 comentários:

  1. Olá Nane!!
    Depois de uma pequena (meio grande! rs) pausa forçada, estou de volta com o blog!
    Realmente nem parecem pequenas, são detalhes que fazem muita diferença!!
    Beijo grande e ótima semana pra ti!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      que bom que você voltou, senti sua falta e das suas receitinhas deliciosas.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Nane! Adorei as dicas e inspirações! É verdade, em ambientes pequenos, deve-se pensar em cada detalhe para aproveitar bem o espaço.
    Adorei as poltronas, pena que minha sala é mini... rs
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica,
      A sua casa é um bom exemplo de que é possível deixar a sala linda mesmo quando ela é pequena. Você é muito criativa e tem ótimas ideias de decoração pra sua casa.
      Amiga, eu estou tendo dificuldade pra comentar no seu blog, não sei o que acontece, mas na hora de concluir some tudo.
      beijos

      Excluir
  3. OLá Nane, acho desafiante decorar pequenos espaços, requer imaginação na hora de escolher os moveis, e se estes puderem ter mais do que uma função, então, maravilha. Hoje em dia existem tantas soluções, e para todos os bolsos, a decor está tão democrática e pode tudo, desde que com equilíbrio, que com criatividade e imaginação, qualquer pessoa pode ter um espaço aconchegante e charmoso. As inspirações estão de se tirar o chapéu! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Val.
      E você entende bem disso, né?
      Ainda bem que a decoração ficou democrática, com tantas ideias tão criativas que a gente encontra por aí, qualquer um pode deixar sua casa linda e aconchegante, sem gastar muito.
      Beijos

      Excluir
  4. Hola Rosane querida ,, que lindas ideas de salas pequeñas ,, adore los tonos claros en ese tipo de e oración , ya que se ven las superficies más grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica,
      independente do tamanho do ambiente, com boas ideias qualquer um consegue deixar a casa linda,né?
      Beijos

      Excluir
  5. Esses puffs de crochê são as coisas maaaais lindas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir