30/06/2015

Como fazer tapioca

Se tem uma coisa aqui em casa que todos adoram comer é a tapioca. Conhecida também como beiju, esse é um alimento super fácil e rápido de fazer. É livre de glúten e gordura hidrogenada e, por isso, pode ser incluído na dieta sem problema, mas com ressalva para o recheio, claro. Você encontra a massa da tapioca pronta nos supermercados, mas eu prefiro fazer a farinha em casa mesmo, acho que sai mais barato e rende mais.
 Vamos à receita.
Você vai precisar de: polvilho doce, água e manteiga. O recheio vai ficar a seu critério.
 A quantidade de polvilho vai depender de quanto de tapioca você vai fazer. Para cada duas xícaras de polvilho eu coloco meia xícara de água. Misture bem e passe em uma peneira.
O polvilho vai virar uma farinha. Espalhe essa farinha em uma frigideira antiaderente. Eu gosto de colocar um pouquinho de manteiga na frigideira.
 Frite bem dos dois lados e espalhe o recheio. Eu gosto dela mais branquinha, mas tem gente que gosta mais dourada.
Aqui em casa nós gostamos do recheio com cheddar cremoso e peito de peru, cheddar com frango e queijo, leite condensado e coco ralado. Mas tem várias outras opções, como carne seca, nutella, brigadeiro.
 Dobre a tapioca ao meio e está pronta! Viu que fácil?

E então quem se animou em fazer?

Beijinhos!!


5 comentários:

  1. Eeeeeeeeeeeeeeeu, me animei a fazer! :-)
    Inclusive, minha linda, vc nem imagina o qto estava desejando a receita, pq amo tudo o que é caseiro - seja pq gosto mesmo de botar a mão na massa, rs, seja, especialmente, pq sempre é muito mais saudável, não é vdd?
    Obrigadinha por compartilhar e claro que vou fazer!

    Bjs carinhosos e abençoada tarde! <3

    ResponderExcluir
  2. Que receta más rica !! La tapioca no se conoce por acá .. Yo la como sólo en su país

    ResponderExcluir
  3. Aiii,Nane,me deixou com água na boca,guria que show,tu faz a verdadeira tapioca mesmo,desde a farinha,wollll,eu costumo comprar no mercado a farinha pronta por que sempre achei um mistério fazer,só que vendo as tuas dicas,me animei,e esses teus recheios....ÔH delícia,bem que a Casinha da Nane,uma vez lá que outra também podia ter a cozinha da Nane,já que tu arrasa nas delicinhas,né,rsrsrsrs.Taí,uma hora dessas vou tentar,PARABÉNS!
    Bjão,ótima quinta-feira!

    ResponderExcluir
  4. Já vi essas "panquecas" de tapioca noutros blogs, e fiquei com água na boca..... :-)
    Ma vi que existia uma farinha já pronta, e eu pensei em procurar cá em Portugal, mas agora vejo que ´da para fazer em casa..... O problema é saber se cá há polvilho doce..... Tenho de procurar.
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
  5. Nane essa delícia na Bahia se chama beijú e tem tanto doce como salgado é uma pena mesmo que onde eu moro não vende esses ingredientes se não eu faria com certeza! Adorei a receitinha!!!
    Beijos!!!♥

    ResponderExcluir